sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Falando a verdade, é assim que sigo a vida!

Esta semana fui entrevistada e falei sobre meus projetos e o que penso sobre a política no Maranhão. Agora juntos numa nova história vamos fazer mais por esse estado que eu tanto amo.


Candidata a Deputada Estadual pelo PP - MA, Sirlan Sousa concedeu uma entrevista exclusiva a nossa reportagem. Ela falou sobre seu trabalho na televisão, de sua candidatura e dos projetos que pretende implantar como Deputada Estadual. Natural de João Lisboa interior do Maranhão, Sirlan é conhecida em todo o estado, mais do que qualquer coisa que se possa dizer sobre Sirlan Sousa, ela nunca abandonou seus ideais e é referência para muitos do que ainda acreditam em uma sociedade justa.

Confira a entrevista!



REPORTAGEM - Quem é Sirlan Sousa?

SIRLAN SOUSA - Fui uma criança diferente. Meus pais sempre me ensinaram a valorizar o que tinha, tanto que, aos nove anos quando queria comprar um brinquedo, cortava os tecidos de roupas antigas para fazer bolsinha e redinha de crochê para vender, além dos meus trabalhos na igreja coordenando a missa das crianças e a noite cantava na missa dos adultos. Herdei de minha família a vontade de ajudar o próximo, recordo das vezes que a minha mãe trazia a lembrança do meu aniversário e para agradecer esse presente aprendi a guardar em uma caixa de sapato a roupa ou o brinquedo que já não usava para doar, minha mãe sentia orgulho de mim. Então, em primeiro lugar eu tenho um compromisso com o meu Deus e em segundo com a minha consciência que é o de nunca abandonar o mais necessitado e nem de fazer da política uma ponte para enriquecimento como muitos fazem, quero fazer o bem, quero mostrar o meu jeito humilde e sincero. Sempre cuidei como eu pude das pessoas, e eu gosto mesmo é daquela pessoa que ninguém mais quer que todos já se cansaram dela, dos problemas dela, pois é com essa pessoa que eu quero começar a mostrar que ainda vale a pena esperar por dias melhores. Eu vou mostrar como uma pessoa que saiu de uma cidadezinha bem pequena pode fazer a diferença de um jeito diferente, que é em primeiro lugar amando as pessoas e ficando de frente, olho no olho, mostrando meu caráter decente e limpo.



REPORTAGEM - Por que deixar a televisão para seguir carreira na política?

SIRLAN SOUSA - Eu não saí da TV de uma vez, estou saindo aos poucos, dentro de mim mesma, fui me indignando com as noticias que eu dava, com o descaso de muitos governantes. Só pra você ter uma idéia, eu estou me preparando tanto para esse momento que treinei mais de 800 jovens do meu estado para serem os novos Sidney Pereira, as novas Regina Sousa as novas Sirlan Sousa. Hoje de cada 10 pessoas que trabalham nas Televisões do Maranhão pelo menos 7 fui eu que treinei e isso é motivo de orgulho, ligar a TV e ver a Viviane Lima, por exemplo, no Vip SL sendo conhecida até fora do Maranhão me enche de alegria.



REPORTAGEM - O que representa uma mulher na Assembléia Legislativa?

SIRLAN SOUSA - Quantas vezes narrei notícias que tratavam dos maus tratos a mulher maranhense, perdi as contas de quantas mulheres perderam seus filhos por falta de segurança, também noticiei a falta de leitos nas maternidades e abuso sexual contra a mulher. Como mulher me sensibilizo com essa triste realidade, como mãe sofro também. Seria muito fácil acabar a edição do Jornal e esquecer de tudo isso ou ser apenas mais uma apresentadora de TV que noticía os fatos e não se incomoda com os impactos que trazem para sociedade, mas essa não é Sirlan Sousa, eu me considero uma mulher determinada em participar e mudar esse roteiro de vida, por isso, quero ser Deputada Estadual, transformar as políticas públicas e mostrar que mulher não é propriedade nem de pai, nem de marido e nem de patrão, e para isso quero no Maranhão a ampliação do projeto extensão do lar, onde a mãe que vai trabalhar pode contar com outra mãe para cuidar dos seus filhos pequenos, essas mães de extensão recebem um ordenado por isso, assim tudo vai ficar mais fácil. Também quero a ampliação de um programa que já existe para as grávidas além do pré-natal, elas recebem do governo o enxoval do seu filho. Tenho o projeto colméia que é a construção de escolas pequenas de 4 salas em bairros carentes, com uma boa sala de informática e cursos para as mães nos fins de semana, um curso onde elas possam entrar para o mercado de trabalho, como aprender a colocar revestimento nos prédios onde a diária é na faixa de 80 reais, entre outros cursos. A mulher tem que está preparada quando o companheiro quiser agredi-la, muitas agüentam humilhações a vida toda porque não tem um emprego ou uma renda. Outra coisa, a pena para quem maltrata a mulher é muito leve, isso precisa ser mudado. Como mulher na Assembléia, vou reforçar todas essas reivindicações, sei que é possível fazer muito pelo meu estado e não vou desistir, sou uma mulher forte e é isso que falta na Assembléia Legislativa.



REPORTAGEM - Sua candidatura recebe o apoio principalmente das comunidades carentes. Quais são seus principais projetos?

SIRLAN SOUSA - Todas as minhas emendas na assembléia serão para projetos comunitários, seja na capital ou no interior, prefeito nenhum vai ver a cor do dinheiro se depender de mim a não ser que eles estejam inseridos nos moldes do que pretendo desenvolver, como deputada vou fiscalizar todos os recursos destinados ao povo do meu estado. Vamos organizar as associações seja ela qual for, vamos ouvir as comunidades, as pessoas evoluíram muito, elas vêm exemplos que dão certo em outros estados pela televisão e internet, hoje não tem ninguém mais bobo. Em qualquer lugar do Maranhão, você vai ouvir coisas incríveis, projetos importantes em diversas áreas, então se você me entendeu os meus projetos vão sair da boca e da vontade das pessoas. Cada um na sua localidade sabe o que é melhor, por exemplo, em Zé Doca ouvi duas sugestões de moradores de lá, em um eles querem que a cidade tenha uma empresa de coleta e reciclagem do lixo e que, além disso, os 150 artesãos da cidade sejam treinados para fazerem objetos com o material final, como: tapetes, poltronas. Ouvi também pedidos de cursos profissionalizantes e isso é defendido pela Roseana a primeira pessoa a disponibilizar ao jovem maranhense a chance de começar numa empresa com o primeiro emprego.



REPORTAGEM - Natural de João Lisboa, o que você pensa de sua cidade natal?

SIRLAN SOUSA - Quando a gente é criança acha que tudo é possível, eu nunca imaginei que fosse eu a levar a modernidade para lá. A minha cidade parou no tempo, as pessoas progrediram, muitas levaram seus filhos embora para estudar. Lá é um lugar que não dar pra retornar, para fixar moradia depois de se formar, porque simplesmente a cidade não oferece opção de nada, muito menos para você começar uma profissão. Eu quero mudar essa realidade, vou lutar para melhorar a entrada da cidade, abrir novos loteamentos com avenidas duplas e largas, criar em João Lisboa um parque ambiental com visualização do ponto mais lindo visto de lá, o Morro do Chapéu, revitalizar o açude e em volta construir lanchonetes, ciclovias, um mine Shopping Center e lotes grandes para a construção de casas de alto padrão. Também pretendo lutar para que os idosos tenham uma área para suas reuniões e lazer, além de salas de reabilitação. Praticamente seria uma nova cidade, sem esquecer o complexo esportivo na cidade nova, a rodoviária e o direcionamento pela proximidade de Imperatriz da rede hoteleira, fazendo com que a população Joaolisboense possa ser capacitada e aproveitada nesses Hotéis. Bom, lá estão duas pessoas que amo de paixão o meu irmão Silvino e a minha mãe, além de toda a minha história até a adolescência. Na Assembléia vou ajudar a repaginar João Lisboa.



REPORTAGEM - Daqui a 2 anos São Luís completa 400 anos. O que precisamos melhorar para esse 4º centenário?

SIRLAN SOUSA - Conscientizar a todos sobre os cuidados com essa cidade linda. Reformar o casarío colonial, abrir novas avenidas, melhorar o transporte coletivo, construir hospitais de qualidade, montar unidades móveis de reabilitação para os deficientes. Temos também que reforçar a educação, um exame nos moldes do ENEM para os professores, construir escolas técnicas e reformar todas as escolas da capital. Na segurança, acredito que delegacias em todas as comunidades são muito bem vindas, é importante também, ampliar o número de policiais treinados para combater a qualquer tipo de crime. A cidade pode criar ainda, parcerias com os governos federal, estadual para fazer campanhas educativas para reduzir a violência. São Luís é uma cidade maravilhosa e precisa ser bem cuidada.



REPORTAGEM - Alguns candidatos estão fazendo campanhas milionárias. Como você analisa essa situação?

SIRLAN SOUSA - Eu acredito muito nas pessoas e sei que o dinheiro de alguns candidatos não vai fazer a diferença nas urnas. A população está tendo mais acesso a informação: TV, jornais, internet e começando a perceber que não vale a pena vender ou trocar seu voto nas eleições, pois já sabem que aquele político que gasta milhões em campanhas vai procurar uma forma de recuperar o que gastou, ou seja, vai procurar ficar com o dinheiro público. Tenho orgulho de fazer uma campanha com humildade, quero sempre estar junto com o povo.



REPORTAGEM - O que o povo pode esperar da Deputada Estadual Sirlan Sousa?

SIRLAN SOUSA - Podem esperar total comprimento e atendimento aos mais necessitados, meu compromisso é com o povo do Maranhão. Preciso da participação e colaboração de todos para construir um Maranhão melhor com plataformas que pretendo como deputada implantar. Meu mandato vai ser participativo, com o auxílio da população vamos ouvir as reivindicações e propor soluções. Vou ser mais que uma canalizadora de recursos, sigo em busca de alternativas reais de desenvolvimento, na Assembléia Legislativa serei a voz do povo maranhense. Tenho certeza que serei a melhor deputada estadual que o Maranhão já teve.



Um comentário: